Lima Duarte em ‘Palavra e utopia’, do realizador Manoel de Oliveira

O filme ‘Palavra e utopia’, do realizador Manoel de Oliveira, vai ser exibido quarta-feira, 15 de julho, no Cinema Nimas, em Lisboa, a partir das 21h00. A exibição da película acontece por iniciativa da ‘Medeia’, no âmbito de um ciclo sobre racismo e escravatura, que leva à projeção de dez filmes de ficção, nos meses de julho e início de agosto.

Após a exibição do filme ‘Palavra e utopia’, dedicado à vida e a obra do padre António Vieira, terá lugar um debate com Maria do Rosário Lupi Bello, professora e investigadora. A película a exibir foi gravada em cinco pontos diferentes do mundo: Brasil, Portugal, Itália e França.

António Vieira, sacerdote da Companhia de Jesus, ficou conhecido pelos seus sermões, e foi alvo do Tribunal do Santo Ofício, em 1663. O filme apresenta o orador religioso português em três diferentes fases da sua vida – a juventude, a idade adulta e a velhice. Para que tal fosse possível, o realizador recorreu a três atores: Ricardo Trêpa, Luis Miguel Cintra e Lima Duarte.