Devido à desflorestação e à caça, quase todos os lémures de Madagáscar se encontram ameaçados, e cerca de um terço está à beira da extinção, indicam os especialistas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), que consideram que estes animais estão cada vez mais em perigo.

Numa atualização da sua “lista vermelha” de espécies ameaçadas, os peritos da IUCN, uma organização ambientalista sediada na Suíça, alertam para os riscos com que se deparam estes primatas, que se tornaram conhecidos pelo grande público através da película de animação ‘Madagáscar’, produzida pela DreamWorks.

A “lista vermelha” divide as espécies ameaçadas nas categorias “vulnerável”, “em perigo” e “criticamente ameaçadas”. As espécies mais próximas da extinção inserem-se nesta última categoria. Cerca de 33 espécies de lémures, que habitam apenas em Madagáscar, encontram-se “criticamente ameaçadas” e 98 por cento são considerados “ameaçados”.

Segundo Craig Hilton-Taylor, responsável pela elaboração da “lista vermelha” da IUCN, existe “agora menos de dez por cento da floresta original em Madagáscar”. “Portanto, naturalmente, isto tem um enorme impacto nas espécies que dependem dessas florestas, como os lémures”, explica o especialista.