Por cada quilograma de vestuário, calçado ou brinquedos usados depositados em contentores adequados ao efeito, instalados em diferentes espaços da Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, serão encaminhados cinco cêntimos para o ‘Fundo solidário’, do programa ‘Ser solidário’, daquela instituição de ensino superior.

Bens em bom estado serão encaminhados para a ‘Loja solidária’ do programa ‘Ser solidário’, promovido pelo mesmo estabelecimento de ensino. Os contentores solidários são três e encontram-se instalados na Faculdade de Engenharia, nas imediações do Departamento de Psicologia, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, e junto à Residência II, em Santo António.

Segundo os serviços de comunicação da UBI está em “perspetiva está a instalação de outros contentores, mediante a avaliação da iniciativa”. Esta dinâmica torna-se possível no âmbito de uma parceria que a instituição de ensino superior estabeleceu com a ‘Ultriplo’, uma empresa dedicada à recolha de resíduos têxteis, que aplica conceito dos ‘3 R’s’ – Reduzir, Reutilizar e Reciclar.