Projeto TransforMAR

O projeto ‘TransforMar’ vai passar por 15 praias portuguesas, em julho e agosto. O objetivo é sensibilizar os banhistas para a “importância de uma boa conduta ambiental em praia e para os princípios da economia circular”, explicam os responsáveis pela iniciativa, em comunicado.

O projeto ganha forma através de um depósito destinado à deposição de materiais plásticos e de metal produzidos pelos banhistas, e que este ano conta também com informações que visam reduzir o risco de contágio pela Covid-19.

Os resíduos depositados serão “convertidos em valor e devolvidos à comunidade através de um donativo monetário a 15 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) locais nos concelhos das praias onde o ‘TransforMar’ irá marcar presença”, adiantam os promotores da iniciativa.

O projeto surge de uma iniciativa pioneira do Lidl Portugal e da Eletrão, e conta com as parcerias da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), Quercus, Associação Zero, Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e, pelo segundo ano consecutivo, com o apoio institucional do Ministério do Ambiente e da Ação Climática.

Nesta que é a terceira edição do ‘TransforMar’ surge uma ainda parceria com a ‘Brigada do mar’, que levará à “limpeza de praias, e de outras zonas não concessionadas, fora da época balnear, assegurando a recolha de todo o tipo de resíduos ao longo do ano”.