Cento e dezassete escolas do Algarve, com uma população escolar de 42.593 alunos, separaram e depositaram nos ecopontos 230.574 quilos de embalagens de vidro, 246.315 quilos de embalagens de papel/cartão, e 183.045 quilos de embalagens de plástico/metal.

A separação e deposição de resíduos em contexto escolar decorreu no âmbito da segunda edição do ‘Separa e ganha’, um concurso entre instituições de ensino, que tem em vista levar a um aumento das quantidades de resíduos recicláveis recolhidos e sensibilizar a comunidade escolar para a correta utilização dos ecopontos.

Serão agora atribuídos os prémios às escolas que conseguiram atingir o mínimo de uma tonelada de plástico/metal e/ou uma tonelada de papel/cartão e/ou uma tonelada de vidro, durante o último ano letivo. Alguns dos estabelecimentos de ensino também procederam à separação de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, tendo sido recolhido um total de 6.863 quilos, pelo que receberão um benefício suplementar.

No âmbito desta competição, foram disponibilizados equipamentos para a deposição seletiva de resíduos para as salas de aula, suportes metálicos e sacos para as zonas exteriores do recinto escolar, assim como formação da comunidade escolar. O concurso ‘Separa e ganha’ continua no próximo ano letivo. As escolas interessadas em participar devem proceder à sua inscrição online. A iniciativa é desenvolvida ao abrigo do projeto ‘EcoValor’, promovido pela Algar, uma empresa no setor ambiental na região do Algarve.