Cursos de Verão

O presbitério do recinto de oração do Santuário de Fátima, bem como a exposição temporária patente no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, vão ser palco de uma visita de estudo, no âmbito da quinta edição dos ‘Cursos de verão do Santuário de Fátima’, que arranca esta quarta-feira, 8 de julho, e que se prolonga até à sexta-feira seguinte, dia 10.

“Este curso será presencial e respeita estritas medidas de prevenção do contágio da Covid-19, com indicações e recomendações relativas à higienização dos espaços, higiene pessoal, etiqueta respiratória e distanciamento físico”, referem os serviços de comunicação do Santuário de Fátima.

Com o tema ‘Fátima e a arte: o santuário, a iconografia, a cidade e a museologia’, o curso é ministrado por Marco Daniel Duarte, diretor do Departamento de Estudos e do Museu do Santuário de Fátima, organismo que tem promovido os cursos de verão, e que são especialmente dirigidos a “investigadores que pretendam estudar o fenómeno de Fátima”.

A edição de 2020 coloca em foco a arte em Fátima, “procurando analisar as construções físicas que, através das diferentes estéticas, materializam o Santuário de Fátima”. Neste contexto, a oferta formativa incide sobre a criação e a difusão da imagem de Nossa Senhora de Fátima, do Anjo de Fátima e das três crianças videntes. Mas não só. A proposta debruça-se também sobre a estética da Basílica de Nossa Senhora do Rosário, das colunatas, da Basílica da Santíssima Trindade e do presbitério do recinto de oração.

Lugares artísticos fora do Santuário Fátima, como conventos, mosteiros e casas religiosas, também vão estar em análise. Ocupa igualmente um lugar nesta oferta formativa a história das ‘lembranças de Fátima’, assim como as exposições permanentes e temporárias do Museu do Santuário. A formação não chegará ao fim sem que seja feita uma abordagem aos núcleos museológicos sobre Fátima fora do santuário da Cova da Iria.