Foto: Cáritas

Os efeitos das medidas de contenção da atual pandemia estão a fazer com que muitos cidadãos se deparem com uma quebra ou ausência de rendimentos, o que posteriormente dificulta o pagamento de despesas e a compra de diversos bens. De acordo com a Cáritas Portuguesa, a Cáritas Paroquial de Óbidos é uma das muitas comunidades que por todo o país assistiu ao aumento de pessoas em dificuldades devido aos impactos da Covid-19.

Segundo a Cáritas Paroquial de Óbidos, os vales alimentares da Cáritas “foram muito úteis, e a maioria das pessoas que usufruíram deles foram agregados novos, atingidos pela situação da pandemia”. De acordo com o organismo humanitário de Óbidos, os bens alimentares “distribuídos pela Cáritas Diocesana de Lisboa foram uma grande mais-valia, numa altura em que o Banco Alimentar do Oeste não consegue responder eficazmente às necessidades das instituições”.

“Dos 88 agregados familiares passámos para 118, de 220 pessoas apoiadas, passámos para 323 e de 45 crianças nestes agregados, passámos para 78”, indica a organização paroquial, assegurando que “ninguém ficará sem o apoio de que precisa”. “Para os tempos que se aproximam, prevemos o acentuar de necessidades permanentes e não tanto de emergência. Teremos que forçosamente reforçar as nossas equipas de voluntários e trabalhar de forma coordenada”, refere a Cáritas de Óbidos, manifestando o seu agradecimento a “todos os que tornam possível esta ajuda aos que se encontram mais fragilizados”.