ONG Vida
Foto: Vida - ONG

As ativistas em segurança alimentar e nutricional, pertencentes à União das Associações Agrárias de Matutuine (UAAMAT), no distrito de Matutuine, em Moçambique, estão a receber bicicletas oferecidas pela instituição ‘Mozambikes’. A entrega dos veículos está a ser levada a cabo pela organização não-governamental portuguesa ‘Vida’, que aproveita a entrega destes bens para levar informações sobre a atual pandemia.

Segundo a ONG nacional, esta “rede de ativistas comunitárias, voluntárias nas suas comunidades, é essencial nas zonas isoladas e vulneráveis num distrito disperso como Matutuine”. “As ativistas fazem o seguimento das famílias do distrito, procurando identificar casos graves de doença ou desnutrição, sendo que atualmente sinalizam também os casos suspeitos de Covid-19 junto dos serviços de saúde, para evitar a transmissão comunitária”, lê-se num comunicado da ‘Vida’.

As bicicletas foram também entregues aos trabalhadores do Centro de Desenvolvimento Comunitário de Djabula. A iniciativa decorre no âmbito do projeto “O nosso futuro é hoje: Fortalecimento da resiliência alimentar e ambiental das comunidades vulneráveis do distrito de Matutuine”. O programa conta com o apoio do ‘Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.’ e da organização ‘Ayuda en acción’.