Santuário de Fátima

A Eucaristia que teve lugar no recinto de oração no Santuário de Fátima na manhã do último domingo, 5 de julho, contou com a participação de “milhares de peregrinos”, conforme indicam os serviços de comunicação do templo da Cova da Iria. A presidir à celebração esteve Carlos Cabecinhas, sacerdote e reitor no templo mariano.

Partindo da exortação de Jesus Cristo presente no Evangelho daquele domingo – ‘Vinde a Mim, todos os que andais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei’ – Carlos Cabecinhas apresentou aos peregrinos o “coração Imaculado de Nossa Senhora” como “refúgio para todos os que se sentem cansados e oprimidos” e caminho que conduz a Cristo.

Debruçando-se sobre o exemplo dos três pastorinhos, o reitor do Santuário de Fátima explicou aos fiéis o que significa incluir no dia a dia as exortações daquele Evangelho. “Através do coração de Maria, Francisco e Jacinta Marto chegam ao coração de Jesus, na atenção aos irmãos, e aí encontram refúgio e conforto, nas dificuldades. São Francisco Marto, na sua alma contemplativa, concretizada nos momentos de oração e companhia a Jesus, que entendia como um desejo de encontro e relação que dava sentido aos seus dias. Por sua vez, Santa Jacinta aprendeu a imitar o coração de Jesus na compaixão para com todos e fez dessa atitude o centro da sua breve vida”, explicou o sacerdote.