Carlos Cabecinhas, sacerdote e reitor no Santuário de Fátima, é o autor do livro ‘No coração da Igreja – Eucaristia, comunidade e missão’, que será apresentado na próxima sexta-feira, 10 de julho, no anfiteatro do Centro Pastoral de Paulo VI, na Cova da Iria, a partir das 17h30. A publicação vai ser apresentada por Joaquim Ganhão, sacerdote e diretor do Departamento de Liturgia do Santuário de Fátima, numa sessão que contará também com a presença de António Marto, cardeal e bispo na diocese de Leiria-Fátima.

 

No prefácio do livro, António Marto dá destaque ao seu conteúdo. “Uma obra de síntese, única, de um teólogo português, muito bem fundamentada e sistematizada, que apresenta a Eucaristia nas várias vertentes do mistério acreditado, celebrado e vivido, na dimensão pessoal, eclesial e missionária. O autor consegue fazer tudo isto conjugando os aspetos teológico, litúrgico e pastoral dentro de um horizonte de evangelização e numa linguagem acessível e atraente”, escreve o bispo de Leiria-Fátima.

 

Segundo António Marto, “depois do estudo atento do livro, o leitor não olhará mais a Eucaristia como simples rito, mas como encontro único e insubstituível, real e concreto, com Cristo ressuscitado”. O cardeal faz ainda referência a outras particularidades da obra. “Em cada celebração eucarística é Cristo que Se torna presente, que nos fala, que nos dá a sua vida, que nos torna participantes do mistério da sua entrega na morte e da sua ressurreição. A partir daqui surge um novo olhar sobre o mistério e a sua celebração”, refere o purpurado. A sessão de apresentação da obra é dinamizada pelo Santuário de Fátima e pela Paulus Editora.