Helpo
Foto: Helpo

Crianças são-tomenses em idade pré-escolar participam agora em sessões de cerca de 20 minutos, nas quais são contadas e comentadas histórias tradicionais, são cantadas canções infantis, e é realizada uma ação de sensibilização sobre medidas que contribuam para a contenção da atual pandemia.

As sessões realizam-se todas as semanas, em três locais distintos em Neves e Santa Catarina, com estreita colaboração de cinco educadoras e auxiliares de infância. Até agora, a iniciativa beneficiou um total de 81 crianças. A iniciativa é uma forma de “fomentar a criatividade, a opinião e a dramatização em tempos de distanciamento social”, e tem como objetivo valorizar a educação pré-escolar em diferentes regiões de São Tomé e Príncipe.

As sessões são dinamizadas pela Helpo, uma organização não governamental para o desenvolvimento portuguesa, em colaboração com a Direção do Pré-Escolar, e envolveu a produção de materiais pedagógicos. Nas sessões já realizadas “foram asseguradas as medidas preventivas de contágio da pandemia, lavando as mãos à entrada e acolhendo 10 ou 12 crianças em cada sessão, em espaço previamente preparado”. A iniciativa conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.