Os membros da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) elegeram a irmã Graça Guedes para presidente da instituição, no próximo triénio, e o padre Pedro Fernandes para vice-presidente, esta segunda-feira, 29 de junho, durante a Assembleia Geral que decorre em Fátima.

A religiosa pertence à Congregação das Religiosas do Amor de Deus e foi vice-presidente no anterior mandato, presidido pelo missionário comboniano, padre José Vieira. Para a vice-presidência foi escolhido o padre Pedro Fernandes, dos Missionários Espiritanos.

A CIRP é um organismo de direito pontifício, que integra os Institutos Religiosos masculinos e femininos e as Sociedades de Vida Apostólica, existentes em Portugal, visando “realizar um trabalho de coordenação e auxílio mútuo” entre eles, recorda a agência Ecclesia.

Segundo os últimos dados disponibilizados pelo Vaticano, relativos a março de 2017, Portugal tinha 907 sacerdotes de congregações e ordens religiosas, 237 religiosos, 4603 religiosas e 552 membros de Institutos Seculares.