Covid-19
Foto: Sara Eshleman

“Um vírus colocou-nos de joelhos e não soubemos combatê-lo de forma eficaz. Agora está a espalhar-se a todas as partes [do mundo]. Não houve controlo, não houve coordenação eficaz entre os Estados-membros [que pertencem à ONU]. Estamos divididos na luta contra a Covid-19”, afirmou o secretário-geral das Nações Unidas, durante uma conferência de imprensa através de videoconferência, citado pelas agências noticiosas internacionais.

Para António Guterres, o vírus “trouxe consequências catastróficas” para o mundo e evidenciou os problemas sistémicos da comunidade internacional, agravando a perda de confiança dos cidadãos em políticos e nas instituições, o que deve levar os líderes internacionais a reconhecer “a importância vital da unidade e da solidariedade”.

O líder da ONU apelou ainda a uma reformulação dos sistemas que “agravaram a crise” atual, através da criação de uma nova ordem económica e social. “Temos de nos reconstruir melhor com sociedades e económicas mais sustentáveis, inclusivas e com igualdade de género”, sustentou, realçando que este é o momento oportuno para investir nas energias renováveis e limpas e na criação de postos de trabalho decentes.