energia solar

A ‘Lisbon summer school 2020’ vai realizar-se entre os próximos dias 6 e 11 de julho, com o tema ‘Ecoculture’, debruçando-se sobre o futuro pós-pandemia. O evento vai decorrer online, como medida de contenção da Covid-19.

“O tema não podia ser mais pertinente. Numa altura em que se debate os efeitos da pandemia de Covid-19 sobre o meio ambiente, a ‘Summer school’ será dedicada à reflexão sobre a inter-relação entre cultura e meio ambiente, examinando a crescente consciência do impacto negativo das atividades humanas”, refere em comunicado Diana Gonçalves, diretora académica do ‘Lisbon consortium’ e coordenadora do mestrado em Estudos de Cultura.

Segundo a responsável, “mais do que nunca, importa discutir a necessidade de repensar, reconcetualizar e redefinir” a relação entre humanos e o mundo não humano. Entre os oradores, destaque para a participação de Lawrence Buell, prestigiado académico da área da literatura americana e da ecocrítica da Harvard University.

A iniciativa é promovida pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, e deverá juntar em ambiente digital professores, curadores, artistas e jovens investigadores, ao longo de uma semana de palestras, debates e atividades artísticas, que visam “provocar a reflexão sobre a cultura e arte contemporâneas”. O evento deverá reunir mais de 100 participantes, originários de 30 países, dos cinco continentes.