Barragem
Foto: Russ McElroy

O ciclo de conferências «Water summit» vai dedicar-se à sustentabilidade da água nos negócios, entre esta quinta-feira, 25 de junho, e o dia seguinte, 26, entre as 15h00 e as 18h00. A iniciativa vai decorrer online e visa “gerar compreensão sobre a utilização da água e os seus desafios para o mundo dos negócios”, explicam os promotores do evento, em comunicado.

A iniciativa vai contar com a intervenção de João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Catarina de Albuquerque, CEO da UN Sanitation and Water for All, Lesley Pories, Strategy Manager da Water.org, e Mário Macilau, fotógrafo de renome mundial, que apresentará o projeto ‘Dream river’, dedicado à problemática da escassez de água em Moçambique.

O ciclo vai reunir diversas empresas, de vários setores de atividade, para proceder a uma abordagem às variadas cadeias de valor da água e aos impactos nos negócios. Segundo Nuno Moreira da Cruz, responsável pelo Center for Responsible Business & Leadership, o evento torna-se especialmente útil uma vez que o “problema da escassez de água a nível planetário é uma evidência”, e a atual pandemia está a “enfatizar ainda mais essa realidade”.

O encontro será uma ocasião para a Fundação Calouste Gulbenkian apresentar as conclusões de um estudo dedicado à água em Portugal, assim como uma oportunidade para abordar os desafios e soluções da água no ecossistema nacional. O evento é organizado pelo Center for Responsible Business & Leadership da Católica Lisbon, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian e com a Lisboa-European Green Capital. O ciclo de conferências é aberto à participação do público.