cruz

Uma cruz de pedra, que se presume ter entre 1.000 a 1.200 anos, foi encontrada nas montanhas de Skardu-Baltistan, no Paquistão, o que indicia a presença do cristianismo no norte do país há 10 séculos, revelou à agência Fides o padre paquistanês Bonnie Mendes.

Os vestígios da presença cristã em Skardu foram descobertos durante as escavações realizadas por uma equipa da Universidade de Baltistão, que pretende agora alargar a área de investigação para consolidar a informação sobre o rasto do cristianismo naquela zona.

“A importância desta descoberta é inegável. No entanto, precisamos de mais escavações, pelo que sugiro às autoridades que convidem arqueólogos e historiadores das universidades pontifícias. Existe a possibilidade dos missionários nestorianos se terem estabelecido nesta região e atravessado estes territórios para chegar ao Irão, Afeganistão e à China no século XII”, explicou o padre Gulshan Barkat, professor de história da Igreja no Paquistão.

Segundo o vice-reitor da Universidade de Baltistão, a cruz em mármore, “pesa cerca de quatro toneladas e mede seis metros de largo”. Foi encontrada a dois quilómetros dos acampamentos base nas montanhas circundantes da aldeia de Skardu, e as teorias iniciais apontam para que tenha entre 1.000 a 1.200 anos.