Manuel Clemente
Foto: Patriarcado de Lisboa

Manuel Clemente, cardeal patriarca de Lisboa, vai presidir a uma Eucaristia em memória dos defuntos falecidos em tempo de pandemia. A celebração terá lugar na Capela do Rato, localizada em Lisboa, e deverá acontecer no próximo domingo, 28 de junho.

A Eucaristia será uma ocasião para fazer “memória dos irmãos e irmãs falecidos durante este tempo de pandemia, muitos deles numa profunda solidão”, referem os serviços de comunicação da Capela do Rato.

Até ao próximo sábado, 27, as famílias enlutadas são convidadas a enviar para o endereço eletrónico – capeladorato@gmail.com – o nome do familiar que pretendem lembrar na celebração.

Além do nome da pessoa falecida, as famílias podem também “acrescentar alguns traços biográficos, de modo a pessoalizar a celebração”, como a idade e a circunstância do falecimento.

Aqueles que desejarem participar devem proceder à sua inscrição online. A celebração será também transmitida através do website da Capela do Rato e da sua página na rede social Facebook. Os responsáveis pela iniciativa sugerem que em casa se prepare “um pequeno altar com a foto da pessoa falecida, uma vela acesa e uma pequena flor”.