referendo
Foto: Rama

A iniciativa popular destinada a pôr fim à livre circulação entre a Suíça e a União Europeia vai ser votada em referendo, no próximo dia 27 de setembro, anunciou o governo suíço esta segunda-feira, 22 de junho. A proposta esteve para ir a votação em maio, mas foi adiada por causa da pandemia.

Em declarações à imprensa, a ministra da Justiça e Assuntos Internos, Karin Keller-Sutter, sublinhou que esta medida “ameaça a prosperidade” do país ao afastá-lo da União Europeia numa altura em que precisa de aumentar as suas relações comerciais para fazer face à crise gerada pela pandemia.

O governo suíço já manifestou publicamente a sua oposição à iniciativa, promovida pelos setores mais conservadores, mas admite “limitar a imigração às necessidades mais estritas”, incentivando e apoiando o potencial da mão-de-obra já existente na Suíça, sublinhou Keller-Sutter.

A recolha de assinaturas para poder solicitar a realização de um referendo começou em 2018, com o apoio do partido conservador União Democrática do Centro (UDC), o movimento partidário com mais assentos no Parlamento suíço, embora sem posição maioritária.