Do velho se faz novo

O projeto-piloto de reciclagem de garrafas de bebidas de plástico PET já está em andamento em território português, com a instalação de máquinas automáticas para a devolução deste tipo de embalagens. Pela devolução realizada, os consumidores recebem o valor de dois cêntimos por cada unidade entre 0,1 e 0,5 litros, e cinco cêntimos acima de 0,5 e até dois litros.

O valor recebido pelos cidadãos na sequência da deposição das garrafas pode ser utilizado pelos próprios para oferecer a uma instituição social, ou para efetuar compras na superfície comercial onde o equipamento se encontra instalado.

Esta iniciativa insere-se no projeto ‘Quando do velho se faz novo, todos ganham. Ganha o planeta!’, que arrancou a 13 de março, com o propósito de instalar estes equipamentos em 23 superfícies comerciais do país.

A iniciativa visa incentivar os cidadãos a adotarem atitudes sustentáveis, assumindo também uma dimensão solidária. O projeto-piloto está em curso até setembro de 2021. A localização destes equipamentos pode ser consultada online.

Tagged:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *