José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa

O bispo de Setúbal, José Ornelas, foi eleito esta terça-feira para suceder ao cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, na presidência da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), nos próximos três anos. O vice-presidente será o bispo de Coimbra, Virgílio Antunes.

Segundo informações veiculadas pela agência Ecclesia, o Conselho Permanente da CEP terá como vogais o cardeal Manuel Clemente, o bispo do Porto, Manuel Linda, o bispo de Bragança-Miranda, José Cordeiro, o bispo de Leiria-Fátima, António Marto, e o arcebispo de Évora, Francisco Senra Coelho. O padre Manuel Barbosa mantém-se como secretário.

O novo presidente da CEP foi vogal do Conselho Permanente da CEP no último mandato e está à frente da diocese sadina desde 2015, ano em que foi ordenado bispo, depois de ter sido responsável mundial pela Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos).Segundo os serviços de informação da diocese de Setúbal, tem acompanhado de perto os problemas sociais na diocese e, mais recentemente, uniu-se às vozes que condenam “o racismo, a injustiça e a exclusão”, sublinhando que estas não têm lugar na Igreja Católica.

Para as comissões episcopais, António Moiteiro, bispo de Aveiro, fica a liderar a Educação Cristã e Doutrina da Fé, José Traquina, bispo de Santarém, fica à frente da Pastoral Social e Mobilidade Humana, e Joaquim Mendes, bispo auxiliar de Lisboa, terá a seu cargo o Laicado e Família.

A presidência da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios será exercida por António Augusto, bispo de Vila Real, O bispo de Angra mantém-se à frente da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, A Liturgia e Espiritualidade fica a cargo de Anacleto Oliveira, bispo de Viana do Castelo, e a Missão e Nova Evangelização será liderada por Armando Esteves, bispo auxiliar do Porto.