Para evitar expor os mais idosos ao risco de contágio, e responder às novas necessidades de segurança e higiene nos templos religiosos, a arquidiocese de Manila, nas Filipinas, lançou um apelo aos jovens para que se ofereçam como voluntários nas liturgias e nos serviços pastorais.

“Temos que levar a Eucaristia aos doentes e idosos próximo das suas casas. Além disso, precisamos de pessoas que nos ajudem a manter a distância física e a desinfetar regularmente as nossas igrejas”, justificou o administrador apostólico de Manila.

Tal como o bispo Broderick Pabillo, citado pela agência Fides, também a Conferência Episcopal das Filipinas tem vindo a pedir às paróquias que formem um maior número de jovens para que se convertam em “ministros extraordinários da comunhão” e ajudem a distribuir a Eucaristia pelo território.

Face ao estado de “quarentena comunitária”, que começou em meados de março, com restrições muito severos nos serviços religiosos, as dioceses filipinas têm recorrido às redes sociais para transmitir as celebrações, mas existe a esperança numa reabertura das igrejas para breve, o que leva à necessidade de fortalecer os serviços litúrgicos e pastorais.