Um grupo de homens armados invadiu o centro de saúde da localidade de Chiedeia, na província moçambicana de Sofala, roubou o dinheiro e telemóveis aos pacientes e profissionais de saúde, e incendiou o edifício, provocando a sua destruição total, informaram esta sexta-feira, 12 de junho, as autoridades locais.

“Eles chegaram e juntaram todos na sala de consultas e perguntaram onde ficavam os medicamentos, então entraram e levaram tudo, depois tiraram as pessoas do interior e lançaram fogo”, contou às agências internacionais Gustava Maienda, uma das pessoas que presenciou o incidente.

O ataque, que visou também as casas dos técnicos de saúde, deixou os moradores da aldeia em pânico, e alguns deles optaram mesmo por pernoitar nas matas, por temerem que os agressores investissem contra as palhotas da localidade. Até agora ninguém reivindicou a ofensiva.

Em janeiro passado, quatro pessoas morreram, incluindo uma mulher que estava em consulta, no centro de saúde de Macorococho, próximo à zona deste ataque, após um grupo armado ter “metralhado” as instalações e vandalizado as residências do pessoal técnico.