O conceito ‘Depositrão’ dá agora lugar à marca ‘Traga pilhas’. Através de uma nova identidade e imagem, pretende-se alertar o consumidor para a importância e necessidade de reciclar este tipo de resíduos. A mudança é promovida pela ERP Portugal, pertencente à plataforma European Recycling Platform, que recolhe Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), assim como Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RP&A).

“A marca ‘Traga pilhas’ surge como forma de dar destaque e consciencializar o consumidor para a entrega de pilhas usadas, que devido à sua perigosidade, carecem de um tratamento específico”, explica Rosa Monforte, diretora-geral da ERP Portugal, adiantando que esta mudança de conceito e de imagem “pretende promover o comportamento mais sustentável de toda a população”.

Os promotores da iniciativa lembram que as pilhas, quando não são recicladas, têm consequências bastante prejudiciais para o meio ambiente, assim como para a saúde humana, uma vez que contêm no seu interior metais pesados como o mercúrio, chumbo, níquel, cádmio e lítio que podem contaminar solos e lençóis freáticos.