A Organização Mundial de Saúde (OMS) fez uma atualização sobre o uso de máscaras durante a pandemia, com novos conselhos sobre onde, quando e como deve utilizar-se este equipamento de proteção. Uma das principais mudanças é a indicação para que as pessoas usem sempre máscara de tecido onde exista “uma transmissão generalizada e seja difícil o distanciamento físico, como os transportes públicos, em estabelecimentos comerciais ou em ambientes exíguos ou muito frequentados”.

“A Organização Mundial de Saúde desenvolveu este guia através de uma revisão cuidadosa de toda a evidência disponível e uma ampla consulta com especialistas internacionais e grupos da sociedade civil”, explicou o diretor-geral da agência, Tedros Ghebreyesus, sublinhando que “as máscaras, por si só, não protegem da Covid-19” e podem criar uma falsa sensação de segurança, que podem conduzir ao descuido em relação “às medidas de higiene com as mãos e com o distanciamento físico”.

Em relação às novas recomendações sobre a composição das máscaras em tecido, a publicação sugere que sejam utilizadas três camadas. “A interior deve ser de material absorvente, como algodão; a intermédia de material que não seja de tecido como polipropileno, que é o filtro, e a exterior com material não absorvente, como o poliéster”, especificou a médica María VanKekhove.

Além das orientações sobre como lavar e manter uma máscara de tecido, o novo guia explica também como usá-la de forma segura, realçando, a este propósito, que “as pessoas podem infetar-se se usarem as mãos contaminadas para ajustar uma máscara, ou para tirá-la e colocá-la repetidamente sem limpar as mãos”.