Como forma de reconhecimento do trabalho realizado pelos profissionais de saúde no combate à Covid-19, o Vaticano oferece a estes trabalhadores entradas gratuitas nos Museus do Vaticano e no complexo das Vilas Pontifícias de Castel Gandolfo, localizado próximo de Roma (Itália).

Entre os beneficiários desta iniciativa estão médicos, enfermeiros e restante pessoal da área de saúde. A iniciativa é extensível a um eventual acompanhante, e decorre entre os dias 8 e 13 de junho. As Vilas Pontifícias e o Palácio Apostólico de Castel Gandolfo, residência de verão dos Papas, encontram-se a preparar a reabertura ao público, o que acontecerá com esta oferta dirigida aos que lidaram com doentes com Covid-19.

Nos Museus do Vaticano é possível apreciar coleções egípcias, etruscas, gregas e romanas, cristãs e epigráficas, assim como obras-primas da pintura de diferentes séculos e tesouros da humanidade, de que são exemplo as Salas de Rafael e a Capela Sistina, com os frescos de Miguel Ângelo. No Palácio Apostólico de Castel Gandolfo é possível conhecer o Apartamento Pontifício, assim como pinturas, vestes litúrgicas, uniformes, entre outros itens.