A primeira peregrinação internacional aniversária do ano ao Santuário de Fátima com a presença de peregrinos acontece nos próximos dias 12 e 13 de junho. A presidir às celebrações vai estar Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa. A jornada tem início pelas 21h30 do dia 12 de junho, com o Rosário internacional na Capelinha das Aparições. Segue-se a procissão das velas e Eucaristia no altar do recinto de oração.

A peregrinação prossegue no dia seguinte, 13, a partir das 09h00, com o Rosário internacional na Capelinha das Aparições. Segue-se a Missa, bênção dos doentes e procissão do adeus. Entre as 14h30 e as 20h00 a escultura de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, que se venera na Capelinha das Aparições, vai estar presente na exposição ‘Vestida de Branco’, patente no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade.

A iniciativa é uma forma de assinalar o “centenário da chegada da imagem à Cova da Iria”, conforme indicam os serviços de comunicação do Santuário de Fátima. A imagem ficará patente numa exposição que celebra os 100 anos da escultura, juntando-se “às oito esculturas de Nossa Senhora de Fátima criadas por variados autores eruditos”, e que se encontram expostas naquela mostra. O Santuário de Fátima lembra que “todo o percurso da exposição deve ser cumprido mantendo as regras de distanciamento social e uso obrigatório de máscara”.