O Dia Mundial do Ambiente é celebrado esta sexta-feira, 5 de junho, com um conjunto de ações em diversos pontos do mundo. No sul de Portugal, a data é comemorada com o lançamento da campanha ‘Invertebrados da lista vermelha procuram-se’. Os promotores desta iniciativa apelam aos cidadãos que “ajudem a conhecer melhor a distribuição de 16 espécies emblemáticas de invertebrados, contribuindo para o processo de avaliação do risco de extinção dessas espécies”.

Através desta campanha de ciência cidadã, lançada pela equipa do projeto ‘Lista Vermelha de Invertebrados Terrestres e Dulçaquícolas de Portugal Continental’, convida-se a população interessada a ajudar a mapear a distribuição de 16 espécies de invertebrados, contribuindo para a elaboração da primeira ‘Lista Vermelha de Invertebrados de Portugal Continental’. “Os dados comunicados pelos cidadãos irão ajudar os investigadores a avaliar o risco de extinção destas espécies no país”, indicam os dinamizadores da campanha, em comunicado.

As pessoas interessadas em dar o seu contributo para esta campanha são convidadas a registar na plataforma ‘Biodiversity4all’ as suas observações, feitas em Portugal continental, das espécies de invertebrados listadas nos anexos da Diretiva Habitats, assim como de outras espécies-alvo. Entre as espécies a registar estão insetos, aranhas, caracóis, lesmas, mexilhões de rio, crustáceos e sanguessugas.

O projeto ‘Lista Vermelha de Invertebrados’ é financiado pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, e pelo Fundo Ambiental. O projeto tem como beneficiário a Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências – FCiências.ID. A iniciativa é coordenada por investigadores do cE3c – Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Esta ação conta com a parceria do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).