As localidades de Armação de Pêra, Alcantarilha, Pêra, Portela e Tunes, no sul de Portugal, contam agora com a presença de ‘Minibibliotecas comunitárias’, recentemente instaladas. As novas estruturas assemelham-se a caixas. A sua abertura lembra uma janela através da qual é possível ver os livros que se encontram no interior. Em cada um dos pontos pode ler-se – ‘ Leve, leia, devolva’.

As ‘Minibibliotecas comunitárias’ são uma iniciativa do concelho de Silves que visa “tornar os livros e a literatura acessíveis a toda a população”, conforme destacam os serviços de comunicação municipais. As ‘Minibibliotecas comunitárias’ têm acesso livre, não têm funcionários nem um prazo de devolução, uma vez que este sistema “é assente na confiança e na cidadania”, refere a autarquia.

Nestes pontos de leitura, os cidadãos poderão encontrar “livros de diversos estilos e temáticas, maioritariamente de ficção, dirigidos a adultos, crianças e jovens, em língua portuguesa e estrangeira”. A iniciativa tem ainda como propósito “promover a leitura de forma gratuita e espontânea, aumentar os índices de literacia, estreitar os laços comunitários e exercitar a cidadania através do recurso a um espaço totalmente inesperado”.

Em Armação de Pêra, a minibiblioteca situa-se junto do Posto de Turismo. Em Pêra, Alcantarilha e Tunes, estes pontos de leitura situam-se junto às respetivas juntas de freguesia. Em Portela, a minibiblioteca encontra-se próxima da Escola EB1.