O Dia Mundial da Bicicleta é celebrado esta quarta-feira, 3 de junho. Este ano, a data é comemorada colocando em foco duas mais-valias deste meio de transporte – é uma forma saudável de exercício, e a circulação neste veículo é autorizada durante no atual cenário de pandemia. Além disso, é ainda um meio não poluente de locomoção.

Nesta data, a Organização das Nações Unidas (ONU) pede a governos que melhorem a segurança nas estradas e nas ruas, de forma a proteger os ciclistas e integrá-los em projetos de infraestruturas e transportes. O planeamento das futuras cidades deve assim contemplar medidas que contribuam para salvaguardar ciclistas e cidadãos que se desloquem a pé.

Os profissionais do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) continuam a ajudar governos e partes interessadas em países em desenvolvimento a investir em ciclovias e outras infraestruturas para os cidadãos que se deslocam a pé ou bicicleta. Em pleno Dia Mundial da Bicicleta, o Pnuma destaca ainda que este veículo favorece a mobilidade urbana e constitui-se como um meio limpo, sem emissões de dióxido de carbono.