O peditório nacional da Assistência Médica Internacional (AMI) está a decorrer online até ao próximo domingo, 31 de maio. A quantia doada será utilizada para “dar resposta a um consequente agravamento da pressão social, que já se faz sentir no aumento de pedidos de ajuda”, em consequência das medidas de contenção da Covid-19, explica a AMI, em comunicado.

A verba angariada servirá também para “fazer face ao esforço suplementar, tanto em termos humanos como económicos, que o combate à disseminação da Covid-19 em Portugal e no mundo impôs à AMI”, acrescenta a organização. O peditório deste organismo humanitário concretiza-se desde 1997, e esta é a primeira vez que decorre exclusivamente online, com o objetivo de não contribuir para a propagação da Covid-19.

A angariação de fundos da AMI reúne, anualmente, “cerca de 106 mil euros”, que permitem “suportar o custo de aproximadamente quatro meses de funcionamento de um Centro Porta Amiga”. A quantia angariada através dos peditórios “permite que os projetos da AMI continuem há já 35 anos, dos quais 25 em Portugal, com mais de 70.000 pessoas apoiadas através de 15 equipamentos e respostas sociais”.

A organização humanitária portuguesa encontra-se presente em “mais de 82” países, procurando contribuir para “um futuro melhor de milhares de pessoas, através de missões de emergência ou de desenvolvimento.” A AMI apela à participação da população no seu peditório nacional.