Carlos Cabecinhas, sacerdote e reitor no Santuário de Fátima, divulgou na manhã desta terça-feira, 26 de maio, uma mensagem em vídeo, através da qual convida os fiéis a deslocarem-te até ao templo mariano e a participarem nas celebrações comunitárias, que estão de volta no próximo sábado, 30 de maio.

“Vivemos um tempo novo (…) Hoje queria convidar-vos a vir ao Santuário de Fátima. Estaremos à vossa espera para vos acolher com segurança. Todos vós sereis bem-vindos”, refere o responsável, adiantando que “será necessário respeitar procedimentos e observar o recomendável distanciamento físico, mesmo no recinto”, sendo obrigatória a utilização de máscara nos espaços fechados.

Na sua mensagem, o religioso lembra o “largo período de tempo doloroso” em que os fiéis estiveram impedidos de “cumprir a rotina quotidiana e de participar na Eucaristia”, e apela ao sentido de responsabilidade neste retorno à normalidade. “Não pudemos celebrar a Páscoa em comunidade, não pudemos peregrinar a Fátima, nos dias 12 e 13 de maio… Fizemos estes sacrifícios em nome de um bem maior: a saúde de todos nós. (…) Agora é tempo de, aos poucos, retomarmos a nossa vida normal, e, para os cristãos, normal é viver a sua fé em comunidade, respeitando as regras para a preservação da saúde mas em comunidade. (…) O Santuário está preparado para vos acolher, mas sempre no respeito pela saúde de cada um de vós.”

Carlos Cabecinhas conclui a sua mensagem convidando os peregrinos a aproveitarem “este tempo como uma oportunidade para viver a fé com entusiasmo e em comunidade, à imagem dos santos pastorinhos”. O programa das celebrações após o dia 30 de maio encontra-se disponível online.