As celebrações com a presença de peregrinos no Santuário de Fátima retomam no próximo sábado, 30 de maio. Será a Basílica da Santíssima Trindade (BST) a concentrar a maioria das Eucaristias do programa oficial. No entanto, as celebrações também terão lugar no recinto de oração do templo mariano, assim como na Capelinha das Aparições.

As Missas que habitualmente decorriam durante a semana na Capelinha das Aparições, em italiano, inglês e espanhol, “não irão ser celebradas”, assim como a “procissão do Santíssimo ao domingo, que não se realizará”, adiantam os serviços de comunicação do Santuário de Fátima.

No interior dos espaços fechados torna-se “obrigatório o uso de máscara e a prévia higienização das mãos”. Nestes locais, e “durante as celebrações, a máscara só deverá ser retirada no momento da comunhão que continuará a ser dada na mão”, refere o Santuário.

As capelas da Reconciliação e da Adoração mantêm os horários habituais. A bênção dos veículos também sofre uma alteração: “a partir do dia 31 de maio será feita semanalmente ao domingo no parque 12, ao lado do Centro Pastoral de Paulo VI, às 12h45 e 17h00”. O programa das celebrações após o dia 30 de maio encontra-se disponível online.