O Dia Internacional da Biodiversidade é celebrado esta sexta-feira, 22 de maio. Numa mensagem para assinalar a data, António Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), afirma que as soluções para os problemas desta área estão na própria natureza.

De acordo com o responsável, a preservação e a gestão sustentável da biodiversidade são necessárias para atenuar as perturbações climáticas, garantir a segurança alimentar e da água, e até mesmo para evitar pandemias.

Guterres lembra que a atual pandemia provém da natureza. O secretário-geral da ONU afirma que a crise pandémica mostra “como a saúde humana está intimamente ligada à relação que tem com o meio ambiente”.

O responsável explica que à medida que os seres humanos invadem a natureza e exploram habitats vitais, uma quantidade crescente de espécies fica sob risco. Consequentemente, a humanidade e o futuro que os cidadãos ambicionam também correm risco.

António Guterres destaca que “é preciso cooperação internacional para preservar a biodiversidade e, assim, alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. O ‘Objetivo 15’ da ‘Agenda 2030’ debruça-se sobre este assunto. O responsável considera que, apenas assim, serão protegidos “a saúde e o bem-estar das próximas gerações”.

Para celebrar o Dia Internacional da Biodiversidade, a Organização das Nações Unidas está a dinamizar um encontro de alto nível dedicado ao tema deste ano – “As soluções estão na natureza: ambições para o nosso planeta”. Entre os participantes está Tijjani Muhammad-Bande, presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas.