O ‘Concurso tronos de Santo António’ volta a repetir-se este ano, mas com contornos diferentes, devido à atual pandemia. Em 2020 todos os cidadãos do país são convidados a participar na iniciativa, “e não só os lisboetas como tem sido habitual”. Em vez da tradicional exposição de rua, terá lugar um “concurso e exposição digital”, adiantam os promotores da iniciativa, em comunicado.

Desta forma, cada cidadão é desafiado a criar um trono com “materiais reciclados e muita imaginação”, sendo que a “originalidade e a criatividade na utilização dos diferentes materiais são os dois aspetos mais valorizados pelo júri”. A imagem de Santo António terá “obrigatoriamente de ser colocada no topo de cada trono”.

Outra novidade da edição de 2020 diz respeito à “atribuição de um prémio monetário”. Os “três tronos vencedores do concurso ganham 500 euros cada”, revelam os dinamizadores do concurso. As pessoas interessadas em participar devem enviar a sua proposta até às 18h00 da próxima terça-feira, 2 de junho.

O concurso é aberto à participação de crianças e adultos, indivíduos e coletividades, crentes e não crentes. No Dia de Santo António, celebrado a 13 de junho, serão conhecidos “todos os tronos e os vencedores na exposição online que será inaugurada nas plataformas digitais do Museu de Lisboa, Cultura na Rua e EGEAC”. Os participantes devem preencher a ficha de inscrição, enviar fotografia do seu trono e declaração de autorização de uso da imagem. As condições de participação podem ser consultadas online.