Os clientes de uma superfície comercial de Coimbra doaram, ao longo de um dia, “616 produtos alimentares e de higiene, no valor de 653.38 euros”, indicam os serviços de comunicação da Cáritas Diocesana de Coimbra, organismo promotor da iniciativa. Os produtos oferecidos serão “distribuídos pelas pessoas e famílias, em situação de necessidade emergente, apoiadas” pelo Centro de Apoio Social (CAS), uma resposta da Cáritas de Coimbra junto dos mais pobres.

Os bens doados foram recolhidos por duas voluntárias da Cáritas que, pela primeira vez, se viram obrigadas a recorrer à ajuda da instituição. Para uma das voluntárias, participar nesta ação foi um gesto de muito carinho e respeito. “É muito bom saber que existe esta instituição, à qual pedi auxílio num momento difícil da minha vida, mas é melhor ainda saber que pude, de alguma maneira, ajudar a Cáritas a ajudar outras pessoas. Vim de coração cheio ao ver a quantidade de humanismo que existe! Grata por tudo!”, disse a voluntária.

A outra das participantes encontra-se na mesma situação e manifesta o seu agradecimento pela possibilidade de poder “ajudar a ajudar”. “É uma grande felicidade ver as pessoas a contribuírem com o que podem. E depois de ter precisado e de ter recebido esta ajuda, vejo sem dúvida estas ações com outro valor. Bem-haja”, disse.

A campanha assumiu especial importância numa altura em que “aumentaram os pedidos de ajuda” à Cáritas de Coimbra. “A pandemia da Covid-19 que se vive no país e no mundo veio agravar ainda mais as dificuldades das pessoas e famílias que já se encontravam em situação de carência económica e social. Surgiram também muitos novos casos de pessoas que recorrem pela primeira vez ao auxílio da Cáritas de Coimbra”, lamentam os responsáveis pela instituição, em comunicado.

A ação de angariação de bens decorreu sob medidas de distanciamento social, cuidados de higienização e equipamentos de proteção individual. “Apesar da redução significativa de clientes que se deslocam à loja nesta época, a receção à campanha foi muito positiva e a prova de que a comunidade continua a manifestar o seu apoio e solidariedade nos momentos mais difíceis”, destaca a Cáritas.

A campanha decorreu ao longo do dia da última terça-feira, 19 de maio, na loja Auchan do Alma Shopping, em Coimbra. A Cáritas manifesta seu agradecimento ao espaço comercial que acolheu a ação solidária, assim como a “todos os clientes que mais uma vez mais surpreenderam os voluntários com a sua generosidade”.