Os Bancos Alimentares Contra a Fome apelam aos portugueses para que, entre esta quinta-feira, 21 de maio, e o dia 31 seguinte, realizem donativos para a instituição através da iniciativa ‘Ajuda vale’, em vigor nas caixas dos supermercados, ou através do portal ‘Alimente esta ideia‘. A campanha do Banco Alimentar realiza-se habitualmente no mês de maio, mas este ano assume contornos diferentes devido à atual pandemia e à consequente “impossibilidade de ter voluntários nos supermercados”.

A iniciativa vai decorrer sob o tema “Ajude a preencher este vazio”, procurando sensibilizar os cidadãos para os casos daqueles que são diariamente privados de alimentos, “uma situação agora agravada” pela crise pandémica, e que é demonstrativa da “importância do contributo e envolvimento de cada um”, referem os serviços de comunicação do Banco Alimentar.

Isabel Jonet, presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, faz um retrato de um cenário dramático vivido no país. “Às pessoas mais vulneráveis que, em resultado das medidas decretadas para conter a propagação da pandemia, ficaram privadas da assistência alimentar que normalmente recebem, vieram juntar-se mais cerca de 60 000 pessoas, vítimas da situação gerada por esta nova realidade que vivemos. A ajuda não pode parar, muito menos agora quando é ainda mais preciso”, refere a responsável, em comunicado.