Foto: Fundação Evangelização e Cultura (FEC)

A ‘Toca-Teca’ é uma biblioteca e ludoteca itinerante que circula na Guiné-Bissau. Devido à atual pandemia, e tendo em consideração as “recomendações de prevenção do governo da Guiné-Bissau, a digressão” deste veículo especial encontra-se “suspensa”, mas a “equipa do projeto encontra-se a preparar alguns contos que servirão de guia às crianças e jovens na luta contra a Covid-19”, revelam os serviços de comunicação da Fundação Fé e Cooperação (FEC).

Através do veículo ‘Toca-Teca’ são disponibilizados livros, realizados ateliês e partilhados contos e jogos tradicionais guineenses. A biblioteca itinerante reúne “mais de 1100 livros infantis, juvenis e para o público em geral”. Além disso, desde o ano passado que este veículo disponibiliza também o “empréstimo de livros a professores”, e outras pessoas das comunidades.

Nos primeiros dois meses deste ano, este projeto permitiu a empréstimo de 211 livros. “Enquanto foi possível, foram visitados vários liceus e jardins-de-infância, onde crianças e jovens, através da ‘Toca-Teca, ouviram histórias do livro ‘Tempu di Mininesa’, um dos produtos do projeto, e participaram em jogos dinamizados pelos animadores com base nas histórias contadas”, explica a FEC. Na primeira fase da digressão, em 2019, a ‘Toca-Teca’ passou pelas regiões de Biombo, Cacheu, Oio e pelo Setor Autónomo de Bissau. Para este ano foram adicionadas as regiões de Gabu, Bafatá e Quinara.

Esta biblioteca itinerante acontece no âmbito do projeto ‘Cultura i nô balur’, uma iniciativa desenvolvida pela FEC em parceria com a Universidade Católica da Guiné-Bissau, o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, a Engim Internazionale, a Associação de Escritores da Guiné-Bissau e a Afetos Com Letras ONGD, com financiamento da União Europeia na Guiné-Bissau, da Misereor e do ‘Camões – Instituto da Cooperação e da Língua’.