As palavras e pensamentos do Papa Francisco estão na origem de uma conferência online, que vai realizar-se em Leiria, na próxima quinta-feira, dia 21 de maio, a partir das 18h00. A palestra vai ser subordinada ao tema “Construir a esperança à luz da economia de Francisco”.

A iniciativa é promovida pelos membros da Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE), que afirmam que procuram dar uma resposta ao desafio que o Papa Francisco coloca aos líderes empresariais e a todos os agentes económicos, e que diz respeito à criação de uma nova economia mais ligada aos dons e menos ao egoísmo.

“Hoje é evidente que o capitalismo e a teoria económica que o sustenta não funcionam em alguns dos grandes temas. Após a queda do muro de Berlim, muitos deixaram levar-se por um certo otimismo sobre a capacidade do capitalismo resolver os nossos problemas, todavia, nos últimos anos, este otimismo foi transformado na certeza de que, de facto, não funciona. Se não alterarmos rapidamente o paradigma, efetivamente, destruiremos o planeta, os bens comuns, os bens relacionais, isto é, o que se refere às relações humanas não instrumentais”, explicam os promotores da iniciativa. As pessoas interessadas em participar na palestra devem realizar a sua inscrição online.