Os elementos dos vários agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas (CNE) são convidados a angariar bens alimentares não perecíveis, junto das suas famílias, amigos e restante comunidade, entre os próximos dias 16 e 28 de maio. A iniciativa não prevê ações de angariação junto de estabelecimentos comerciais, para não aumentar o risco de contágio pela Covid-19.

 

Os alimentos oferecidos serão depois encaminhados para o Banco Alimentar (BA), que se viu atingido pelos efeitos da atual pandemia, na sua habitual recolha de maio, e que, ao mesmo tempo, se depara com um aumento dos pedidos de ajuda na sequência dos efeitos das medidas de contenção da Covid-19.

 

A iniciativa é promovida pelos responsáveis pelo Corpo Nacional de Escutas (CNE). “Não podemos ficar indiferentes a esta situação, e uma vez que o CNE é parceiro do Banco Alimentar há muito tempo, resolvemos lançar uma campanha nacional de recolha de alimentos, para posterior entrega aos 22 espaços do Banco Alimentar distribuídos pelo continente e ilhas”, lê-se num comunicado do escutismo católico português.

 

Os promotores da ação lembram que esta é uma atividade de voluntariado, na qual os seus participantes devem cumprir as normas de segurança, para evitar o contágio pela Covid-19. Paralelamente a esta ação escutista, e com também com o propósito de reforçar a ajuda alimentar, o Banco Alimentar Contra Fome lançou uma campanha de angariação de bens alimentares, que irá decorrer de 21 a 31 de maio.