A imagem Nossa Senhora do Rosário de Fátima vai passar pelas principais artérias do norte da cidade de Coimbra, nesta quarta-feira, 13 de maio, entre as 21h00 e as 23h00, “em carro próprio”, conforme indicam os promotores da iniciativa, em comunicado. A procissão é uma forma de levar um pouco de Fátima, àqueles que gostariam de se deslocar até à Cova da Iria, mas que não o podem fazer devido ao encerramento do Santuário, como medida de contenção da Covid-19.

A ‘Procissão móvel’, como lhe chamam os seus promotores, vai passar pela Reitoria da Pedrulha e Capelanias do Loreto, Brinca, Monte Formoso e Centro Pastoral Irmã Lúcia. A iniciativa assinala as celebrações de Fátima, mas “sem sair de casa, evitando aglomerações”, e “nas devidas condições de segurança”, numa hora “difícil de sofrimento pela pandemia e pelas suas consequências sociais e económicas”, referem os responsáveis pela jornada.

A população é convidada a colocar, “à noite, uma vela à janela, para melhor acolher a ‘Procissão móvel’, assim como um grande terço, construído com materiais reciclados, numa proposta que envolveu as crianças e adolescentes da catequese, o grupo de jovens local e os agrupamentos escutistas”. A procissão será transmitida em direto, através do Facebook, e contará com uma “aparelhagem sonora que transmitirá cânticos de Fátima”.