Com o objetivo de celebrar a ciência, enquanto motor para o progresso social, e homenagear os cientistas, vai realizar-se o Festival de Ciência Online, no próximo dia 16 de maio, data em que se comemora o Dia Nacional dos Cientistas. O evento vai decorrer online, entre as 16h00 e as 19h00, e conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A iniciativa vai levar até aos internautas visitas virtuais, “shows de ciência e demonstrações” e sugestões de experiências para realizar em casa, indicam os organizadores do evento, em comunicado. Além disso, investigadores de diferentes áreas do conhecimento vão partilhar quais são os maiores desafios da atualidade e as expetativas do trabalho desenvolvido para os próximos dez anos. Entre os intervenientes estão Manuel Sobrinho Simões, patologista, e Susana Sargento, Engenheira Eletrotécnica.

Tendo em conta o atual período de pandemia, o evento será uma ocasião para que cientistas possam explicar “como pode a ciência ajudar a compreender, prever e controlar os efeitos” da Covid-19. O Festival de Ciência Online é inteiramente produzido pela Rede Nacional de Centros Ciência Viva. O evento poderá ser acompanhado online.