Realizado anualmente desde 1993, este ano, o Curso de Missiologia, que habitualmente decorre nas instalações dos Missionários da Consolata, em Fátima, com o objetivo de qualificar o missionário e a missão, tem a sua edição cancelada devido “às incertezas quanto ao futuro próximo” que a atual pandemia está a gerar entre a população.

 

Em 2020, a formação deveria realizar-se de 24 a 29 de agosto, mas a organização achou prudente cancelar e reagendar o curso. A próxima edição deverá assim acontecer de 23 a 28 de agosto de 2021, no Seminário da Consolata, em Fátima, conforme tem sido comum. Habitualmente realizado na última semana de agosto, o Curso de Missiologia decorre ao longo de uma semana reunindo largas dezenas de participantes, de nacionalidades e ocupações muito variadas.

 

A formação é uma iniciativa dos Institutos Missionários Ad Gentes (IMAG) com o apoio das Obras Missionárias Pontifícias (OMP), especialmente destinada aos elementos dos Institutos Missionários Religiosos, sacerdotes diocesanos, missionários em férias, seminaristas e estudantes de teologia, candidatos ao laicado missionário, voluntários da missão, catequistas e jovens, e todos aqueles que pretendam “aprofundar e alicerçar a sua fé no diálogo com o mundo multicultural, enriquecendo-se com os desafios inerentes”, explicam os seus dinamizadores, em comunicado. A formação é bienal e a inscrição é arbitrária quanto à ordem: primeiro ou segundo ano. O diploma é obtido depois da frequência dos dois anos.