Inaugurado o centro de alojamento para imigrantes sem abrigo, “Pedro arrupe” em Lisboa.
Inaugurado o centro de alojamento para imigrantes sem abrigo, “Pedro arrupe” em Lisboa. Foi hoje, 5 de Maio, inaugurado o primeiro centro de alojamento temporário para imigrantes sem-abrigo em Lisboa. O Centro Pedro arrupe é um projecto do Serviço de jesuítas aos Refugiados (SJR) e pretende ajudar os estrangeiros em situação de extrema carência a encontrarem um novo rumo. Ou, em último caso apoiá-los no regresso ao país de origem
“Hoje o sonho tornou-se realidade. é um grande dia para nós e para os nossos parceiros”, revelou a directora do SJR, Rosário Farmhouse, durante a apresentação da infra-estrutura.
O Centro destina-se também a receber imigrantes que vieram para Lisboa ao abrigo de acordos de saúde, nomeadamente os oriundos dos PaLOP. Terá capacidade para 25 pessoas.
“além da estada, cama, comida e roupa, temos apoio jurí­dico, psicológico, médico e social, ajudamos a procurar emprego e damos cursos de português”, revelou Rosário Farmhouse.
Este projecto conta com a colaboração do alto Comissariado para a Imigração e Minorias étnicas, do Instituto de Segurança Social e da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Organização Internacional para as Migrações (OIM) e das Irmãs de São Vicente de Paulo.