O conhecido fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado lançou este domingo, 3 de maio, uma petição online, subscrita por estrelas do cinema e da música, como Brad Pitt, Paul McCartney e Madonna, onde são reclamadas “medidas urgentes” aos poderes públicos para proteger os indígenas da pandemia no país mais afetado da América Latina.

“Os povos indígenas do Brasil correm o risco de ser devastados pela Covid-19 se não forem tomadas medidas urgentes para protege-los”, pode ler-se na petição, assinada já por mais de 50 mil pessoas.

Sebastião Salgado, de 76 anos, leva mais de quatro décadas a retratar a vida dos povos mais humildes e as paisagens em que se movem. Nos últimos anos tem trabalhado com as tribos da Amazónia e produzido trabalhos reconhecidos internacionalmente.

Segundo o fotógrafo, o Brasil “tem uma dívida para com os seus primeiros habitantes, e é a hora de fazer o que deveria ter sido feito há muito tempo” para acabar com as invasões dos seus territórios e “garantir a proteção” dos povos indígenas.

“Há cinco séculos que estas etnias são dizimadas pelas doenças levadas pelos colonizadores europeus […] Agora, com esta nova praga, as comunidades nativas correm o risco de ser totalmente erradicadas, sem defesa contra o coronavírus”, adverte a petição.

Tagged:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *