A Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) e o Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD) decidiram “reforçar o apoio às equipas que trabalham na área da Redução de Riscos e Minimização de Danos (RRMD) e Reinserção”, revelam os serviços de comunicação da fundação instalada na Avenida de Berna, em Lisboa. O apoio da FCG permitirá “reforçar mais de 40 projetos, com atividade direta com estas populações, identificados pelo SICAD”, em todo o território português.

Enquanto organismo coordenador do apoio à população nesta área, os técnicos do SICAD realizaram um levantamento das principais dificuldades e carências destas organizações. A resposta, com o apoio da Gulbenkian, passará pelo “reforço imediato em encargos com pessoal, comunicações, equipamentos médicos e de proteção individual, material de consumo clínico, equipamento informático, bens alimentares, entre outros”.

Esta iniciativa acontece num cenário em que as atuais medidas de confinamento vieram “aumentar a exposição dos cidadãos com comportamentos aditivos e dependências, frequentemente em situação de sem-abrigo”. O apoio da Fundação Calouste Gulbenkian – 300 mil euros – acontece ao abrigo do ‘Fundo de emergência Covid-19’, através do qual a instituição pretende contribuir para atenuar as consequências nefastas da atual pandemia.