A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) lançou um hino dedicado ao atual período de confinamento e de contenção da pandemia. Com o nome “Crystalline silence”, o hino foi criado pela artista Ráae. A música, ou parte dela, vai passar nas televisões e rádios portuguesas, será divulgada nas redes sociais, e também poderá ser escutada no Spotify, Youtube e Streamings.

De acordo com os serviços de comunicação da CVP, “será doado um valor por cada clique na música”. Segundo a organização humanitária nacional, o tema foi “criado especificamente para esta causa”, que “une” toda a população, e “pretende sensibilizar as pessoas para a responsabilidade de cada um na prevenção e controlo da pandemia”.

Ao mesmo tempo, o hino tem ainda como propósito “fazer chegar ao maior número de pessoas uma importante mensagem de esperança, resiliência e união”, adianta a Cruz Vermelha Portuguesa, deixando um apelo – “Ajude ficando em casa e ajude, ajudando quem tem de sair”.

A música é lançada no âmbito do movimento “Eu ajudo quem ajuda”, criado pela organização portuguesa, a “pensar em quem não pode ficar em casa e em todas as famílias que, obrigadas ao confinamento, se vêm em situação de vulnerabilidade provocada por esta pandemia”.

Segundo a organização, foram “muitas as dezenas de entidades do setor privado que já se associaram ao movimento e centenas de pessoas, a título pessoal, fizeram os seus donativos, contribuindo para uma causa que, afinal, é de todos nós”. O hino foi produzido pela produtora Sonido, e o vídeo foi concretizado pela agência Lola Normajean.