O encerramento das escolas devido à pandemia levou duas técnicas da Cáritas Diocesana de Aveiro, responsáveis pelo ‘Marés de escolhas’, um projeto de intervenção comunitária, a articularem-se com os professores dos agrupamentos onde o projeto está implementado, e a levarem apoio escolar às famílias que necessitam. As técnicas da Cáritas levam até aos agregados familiares “novidades das escolas”, facilitam-lhes o acesso às plataformas digitais, e prestam apoio no estudo, conforme exemplifica o organismo humanitário da Igreja Católica, em comunicado.

 

“Os professores enviam trabalhos do ‘Estudo em casa’ para as plataformas, e para os emails e as famílias encaminham para a Cáritas” onde se imprime e, depois, se leva a casa, adianta a organização de Aveiro, realçando que para “algumas crianças” poder receber os trabalhos em papel “é muito importante”. Segundo os dinamizadores do projeto, em resultado de uma “articulação próxima com os professores”, têm surgido “mais famílias a solicitar este apoio.

 

Este auxílio aos agregados familiares decorre segundo as normas de segurança que as “circunstâncias impõem” – as técnicas da Cáritas “nunca entram na casa das famílias e respeitam o distanciamento” – refere a organização. A iniciativa é também uma forma de “manter o contacto com estas famílias e acompanhar as suas necessidades”.