Numa altura que é de distanciamento social, devido à Covid-19, nasce a primeira edição do ‘Prémio artístico e literário de Monchique’. A iniciativa é dirigida a autores de trabalhos de “reconhecida qualidade”, e visa estimular a “criatividade e a atividade nesta época de isolamento social”, motivando uma “ocupação salutar” do tempo, conforme explicam os serviços de comunicação do município de Monchique, promotores da iniciativa.

O concurso tem também como propósito promover “a escrita e a criação artística” no concelho, favorecer a saúde mental e bem-estar da população local, e fomentar “capacidades cognitivas”. A iniciativa é dedicada ao tema “Liberdade”, sendo que as áreas a concurso são quatro – prosa, poesia, escultura, fotografia e pintura. Serão concedidos “prémios monetários aos três melhores trabalhos de cada área”, adianta a autarquia.

A existência de “prémios monetários” pretende também constituir-se como um “apoio económico e social nesta época excecional, sendo um complemento a todo o apoio dado e criado para este fim”, acrescentam os dinamizadores do projeto. Os trabalhos devem ser entregues até ao próximo dia 22 de maio. O regulamento do concurso encontra-se disponível online.