A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) anunciou esta terça-feira, 21 de abril, que está a preparar o regresso gradual das celebrações comunitárias da Eucaristia, logo que terminar a terceira fase do estado de emergência, em vigor até ao próximo dia 2 de maio.

A medida foi comunicada no final desta tarde, no final de uma reunião por videoconferência entre os membros do Conselho de Permanente da CEP. Em comunicado, os bispos enaltecem “a forma como os cristãos seguiram as normas e orientações da Santa Sé, da Conferência Episcopal e das Dioceses”, exprimem a sua oração pelas vítimas da epidemia e seus familiares, e manifestam-se solidários “com os doentes infetados e com os que estão na linha da frente como os profissionais de saúde, as forças de segurança e os que trabalham nos lares e outras instituições sociais”.

Os membros do Conselho Permanente da CEP, informam ainda que a próxima Assembleia Plenária da CEP, que chegou a estar prevista para abril, e que irá determinar a eleição de um novo presidente, se irá realizar entre 15 e 17 de junho, em Fátima.