Com o objetivo de contribuir para que as pessoas idosas não sofram com a solidão, os responsáveis pela Fundação Bissaya Barreto, sediada em Coimbra, decidiram criar uma nova resposta social. Trata-se de uma linha de apoio telefónica, e surge no contexto da atual pandemia, um momento em que os cidadãos são chamados a praticar medidas de distanciamento social, ficando em suas casas para que doença possa ser contida.

Com o nome “SoSolidão – Linha de apoio à pessoa idosa”, esta iniciativa tem como lema “Estamos consigo”. A iniciativa visa “minimizar os efeitos do isolamento”, motivados pelas medidas de contenção da Covid-19, a “que estão sujeitas as pessoas idosas”, conforme explicam os serviços de comunicação da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV).

A nova linha tem um carácter gratuito, e encontra-se disponível de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 17h00. A atender as chamadas estão “profissionais da área da psicologia com o apoio de uma equipa de acompanhamento e supervisão”, adianta a APAV. Além de atenuar a solidão, a iniciativa tem também o propósito de “acionar os mecanismos de apoio local disponíveis, como por exemplo, a entrega de bens ou medicamentos”. A linha “SoSolidão” está disponível através do número 800 912 990.